A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ). A celebração do nascimento do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).
e-Consórcio e Consórcio Modular: novo capítulo em pioneirismo
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.
Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série

(e-Delivery 14 toneladas)
O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em
produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na
configuração 6×2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura
modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos
Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até
200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias
pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de
forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a
disponibilidade de infraestrutura.
O e-Delivery 14 toneladas também traz sistema de leitura inteligente da
massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto
com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas e pneus seguem as características
tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes
da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a
família diesel, visando à consequente redução de custos.
Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo
exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais
confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade
da operação.
Para maximizar a performance do e-Delivery, o freio possui sistema dinâmico de
regeneração, capaz de recuperar até 35% da energia durante a frenagem, que será
utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo atua combinado ao
freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor
desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e
aumenta a disponibilidade do veículo na operação.